quinta-feira, 3 de julho de 2008

"Infelizmente"


O que mais se ouviu na entrevista coletiva do Renato Gaúcho, pós mais um Maracanazo, foi o termo "infelizmente". E o torcedor do Flu está infeliz mesmo. Eis alguns motivos: o time entrou desatento e levou um gol mais do que anunciado pela jogada efetuada por Guerron para a conclusão de Bolaños; Dodô poderia ter começado o jogo em lugar de Ygor; era só ter chutado mais a gol que o Cevallos aceitaria; o time poderia estar com melhor preparo físico se Renato colocasse alguns titulares para jogar no Brasileirão, e se os batedores de pênaltis tivessem assimilado todo o otimismo e moticação do treinador no momento das cobranças.

A humilde Liga Deportiva Universitária do Equador, nove vezes campeã equatoriana e cujo seu melhor jogador, Bolaños, recebe apenas 8 mil dólares mensais em salários, mereceu este título histórico. Foi mais corajosa no jogo de Quito e na prorrogação do Maracanã. E até nos pênaltis! Claro que no papel, o tricolor carioca é mais time, porém não colocou em prática. E papel não ganha jogo faz tempo. Os deuses do futebol não suportam a arrogância e a falsa impressão de superioridade. Aliás, Renato Gaúcho, você não poderá brincar no Brasileirão!

A verdade é que o Fluminense estava em hora extra na Libertadores. Poderia já ter ficado no meio do caminho, especialmente contra o Boca Juniors. Vai ficar uma dura lição para o grupo, comissão técnica e diretoria. Para a torcida fica o fantasma deste trauma. E para nós, jornalistas imparciais, a certeza de que o futebol brasileiro não é mais o mesmo há muito tempo. Que não há mais aquela diferença técnica para os equatorianos ou venezuelanos. Mesmo que ainda possamos ter um jogador habilidoso como Thiago Neves, capaz de ser o primeiro a marcar 3 gols numa decisão de Libertadores.

Um comentário:

tati disse...

O Fluminense contou com a sorte, alem do futebol, pra chegar na final. Mas parece que a sorte mudou de lado nos ultimos jogos.
Na minha opiniao, o Flu eh muito mais time que a LDU, mas aquele primeiro gol aos 5 minutos acabou com a time. Acho que eles tinham gas pra 3 gols e soh. O que eu nao me conformo eh o aproveitamento do Flu. Eles perderam gols demais, na ansia de fazer os 3 que precisavam. Se eles tivessem ido com mais calma, talvez tivessem sido campeoes. E me arrisco a dizer: por goleada.